26 de junho de 2009

Programas para organizar e editar fotos

Em um PC com fotos armazenadas em pen drives, cartões de memórias, pastas do computador e, às vezes, até em discos virtuais, organizá-las é uma tarefa complexa.
É fácil explicar: visualizar uma a uma das imagens, categorizá-las e movê-las para uma pasta é uma tarefa árdua e trabalhosa. Que exige, além de disposição, muita paciência e horas de dedicação.
Se você, internauta, passa por esse problema, saiba que é bem simples evitá-lo. Abaixo, o Download INFO sugere programas para organizar as fotos espalhadas no micro.
Equipado com recursos intuitivos, esses aplicativos caçam todo tipo de imagem no PC e as categorizam por nome, pasta ou tamanho. E para cada uma das imagens, os programas criam um pequeno preview ou uma galeria. Dessa maneira, fica fácil para o internauta gerenciar as centenas (ou milhares) de fotos.
Além dos organizadores, o internauta encontra na lista 3 programas para editar as fotos. Com eles, fica fácil corrigir olhos vermelhos, melhorar a qualidade das cores ou aplicar filtros ou efeitos para deixar a foto com um visual diferente.

Os programas, é bom lembrar, são todos gratuitos.

Visions: além de um eficiente sistema para organizar e categorizar imagens, o Visions tem um recurso para apresentar as fotos com efeitos visuais em terceira dimensão (3D). O software ainda é capaz de se conectar automaticamente a uma conta do Flickr e baixar as imagens do serviço. O programa também tem embutido recursos para realizar pequenos ajustes nas fotos.

Picasa 3: o organizador de fotos do Google busca fotos em tudo o que é lugar no PC. Com uma interface bastante amigável, ele permite guardar as fotos em pastas com bastante facilidade. É equipado com recursos para retirar os olhos vermelhos e aplicar pequenos ajustes de cores nas fotos. Duas ferramentas interessantes são as que permitem publicar as fotos no YouTube e criar álbuns virtuais.

Preclick Gold Photo Organizer: o ponto positivo desse programa é a interface. Ela é muito simples e tem comandos intuitivos. Ou seja, o internauta terá muita facilidade para encontrar e organizar as fotos espalhadas no computador. Além de deixar as fotos organizadas, o programa oferece recursos para aplicar efeitos e ajustar o brilho e o contraste das imagens.


Editores de imagens


PhotoScape 3.3: esse programa de edição de imagens tem uma interface baseada em abas. Por causa dessa característica, o software tem os comandos para aplicação de efeitos, recorte de imagens e ajuste de luminosidade a apenas um clique. O PhotoScape oferece ainda recurso de edição de fotos em lote e um conjunto de filtros para melhorar a qualidades das imagens.

Photo! Editor
: construído para internautas leigos em edição de imagens, esse software é equipado com instruções de como usar cada um dos seus recursos. E eles não são poucos. O Photo! Editor inclui ferramentas para cortar, redimensionar e retocar as fotos. O programa oferece ainda um conjunto de ferramentas para os internautas modificarem a textura das imagens.

Gimp 2.6: desenvolvido com código aberto, esse programa é repleto de recursos para a tarefa de edição de imagens. Nele é possível encontrar ferramentas para aplicar camadas, filtro e texturas nas fotos. No conjunto de recursos do Gimp tem até ferramentas para criar pequenas animações. Ele é o software ideal para quem gosta de manipular fotos, mas não tem dinheiro para investir numa versão do Photoshop.

Fonte: INFO Online (Fabiano Candido)

3 comentários:

Vera Lube disse...

Muito boa essa matéria, eu uso o picasa3 , o photoscape e o gimp!!!! muito bom msm!

Michelle Santos disse...

oLÁ! Queria uma ajuda para que eu possa fazer meus cartões através do Photoscape. Não consigo colocar uma foto sobre a outra em transparência. Queria fazer um convite de aniversário. Com fotos e figuras de desenhos. Podem me ajudar?
Meu email: michelle.santoss@gmail.com

Multiart - Daniel disse...

Eu uso o picasa, muito bom.