24 de outubro de 2012

Mesa Digitalizadora

Hoje venho dar uma dica para quem quer aprimorar seu trabalho com ilustração ou montagens e ainda se livrar daquelas dores insuportáveis de quem fica o dia todo no mouse. Existe uma ferramenta chamada mesa digitalizadora, ou tablet (nada a ver com iPad). Funciona como mouse mas utilizamos como papel e caneta, simples assim. Não significa que você vá se tornar um Picasso da noite pro dia, mas é extremamente mais agradável do que ficar brigando com o mouse para fazer um simples traço.

Como usar: segure a caneta com a ponta há 1 centímetro de distancia da tablet mais ou menos. Deslize sem encostar e desta forma você notará que o ponteiro do mouse está acompanhando no monitor. Para clicar encoste a ponta da caneta na tablet. Para desenhar ou selecionar encoste e arraste  a ponta na tablet.. com carinho para não danificá-la.

No primeiro dia a gente estranha um pouco, mas hoje não vivo sem! Aprendi a usar o mouse na mão esquerda e deixo a tablet do lado direito, assim não canso só uma mão. Note na foto que a minha caneta está presa por uma linha grossa, mas ela não veio assim. Fiz isso porque sou completamente desastrada e já perdi uma de tanto que deixei cair no chão!

Os preços podem variar muito, depende mais da sua necessidade e poder aquisitivo. Recomendo a marca Wacom, mesmo que seja o modelo mais barato, só lembre de verificar se possui a caneta pois já vi modelo que era apenas touch.. como o touchpad de um notebook. Como não é uma coisa fácil de se encontrar batendo perna o melhor a se fazer é comprar pela internet

Comentários são sempre bem vindos, inclusive se tiver alguma dúvida!

2 comentários:

seniorproppen disse...

Olá , gostei de suas informações, parabéns!

Nunca trabalhei com uma mesa digitalizadora mas quero comprar uma para mim. encontrei a XP-Pen Deco 03 & Deco 01 V2 ( https://www.xp-pen.pt/series/mesa-grafica-deco.html ), ela disponibiliza duas aplicações interessantes para criação ,

Sou designer gráfico e tenho sentido dor no pulso após algumas horas de trabalho com o mouse. Acho que uma mesa poderia diminuir meu esforço na hora de trabalhar. Embora eu não seja ilustradora, trabalho muito com artes vetoriais. Com esse resuminho da minha vida, será que você consegue me ajudar a escolher uma?

Daniela Genovese disse...

Olha, não conheço essa marca, mas estou meio por fora das atuais (escrevi isso há muuuuuito tempo rs), ainda uso a minha velha Wacon. Acho que você deve procurar avaliações de quem já comprou, hoje eu faria isso se tivesse que trocar a minha. Mas garanto que você pode pegar a mais barata e ainda assim vai ser melhor que usar um mouse!!